O Poder dos vídeos e das fotos do seu hotel

Os potenciais hóspedes do seu hotel baseiam-se grande parte das decisões nas imagens que o seu empreendimento apresenta. Descubra o porquê os vídeos e fotos são um investimento primordial para o seu hotel.

Guilherme Marçola

By Guilherme Marçola

23/10/2018

Você quer que o seu hotel se destaque. Você quer se distanciar da concorrência. Você quer se tornar uma referência no seu mercado. Certo?

Ao atrair seu prospecto, os vídeos e fotos que o seu hotel apresenta têm um papel crucial e inegável para a conversão das reservas. As pessoas tendem a prestar mais atenção aos recursos visuais do que qualquer outra coisa nos dias de hoje.

E para a hospitalidade, além de preço e localização, os vídeos e fotos são um dos fatores mais importantes para os clientes potenciais que examinam os sites de OTAs, além do próprio site e mídias sociais do hotel. 

Os vídeos, por exemplo, em média, impactam em 64% nas decisões de viajantes, conforme alguns estudos já apontaram.

Portanto, e o seu hotel, que tipo de impressão ele está fazendo frente aos seus prospectos e clientes atuais? As suas imagens os incentivam a fazer reservas imediatamente ou os deixam criando suposições da experiência que existe? Suas redes sociais estão abastecidas de vídeos e fotos encantadoras que contam histórias?

Não se engane, suas imagens fazem total diferença. Acompanhe neste artigo alguns dos muitos pontos que são impactados por esse tipo de conteúdo.

Segundo o site cisco.com, até 2020 cerca de 80% do conteúdo consumido na internet será através de vídeos.

Imagens também contam histórias

Como você tem o controle total sobre as imagens usadas para representar sua propriedade, é possível mostrá-las da melhor maneira possível – sem exageros, é claro. 

As perspectivas dos hóspedes em relação ao hotel são, inevitavelmente, mais impactadas quando apresentadas com imagens. A influência e benefícios vão muito além do que qualquer texto descritivo

Hotéis podem transmitir de forma rápida e eficaz os motivos existentes para alguém escolhê-lo em detrimento de outros com o mesmo padrão e preço, mas com imagens de baixa qualidade e pouco interesse de apreciação.

Mas, se o seu hotel deseja realmente alcançar níveis elevados de resultados, ele deve se atentar, sobretudo, ao “contexto” das imagens.

A cada captura realizada, seja ela de vídeos ou fotos, deve haver um objetivo e uma mensagem por atrás do trabalho. Não importa se o apelo é mais técnico ou emocional, tudo dependerá de onde, para quem e porquê será utilizado. E é exatamente isso que gera relevância e faz a diferença nos resultados.

Sendo assim, tenha claro em mente o objetivo central do trabalho, pois ele pode impactar desde a experiência do consumidor até a receita e brand awareness.

 

Conteúdo passivo e ativo

Mais do que simplesmente querer impactar o prospecto ou cliente quando eles acessam o seu hotel digitalmente de forma orgânica, fotos e vídeos também são conteúdos utilizados para ações estratégias ativas de marketing.

Segundo o site thinkwithgoogle.com, no Brasil o consumo de vídeos cresceram em 135% nos últimos 4 anos.”

Seja para quando um Executivo de Contas realizar uma reunião junto ao cliente e apresentar o conteúdo em um tablet ou projetor, seja para ações de e-mails ou materiais impressos. Não importa. As imagens sempre farão a diferença nesses e em muitos outros trabalhos.

O Youtube, Instagram e demais mídias sociais, por exemplo, são por natureza excelentes plataformas para se publicar conteúdos estratégicos de vídeos e fotos. O Brasil, inclusive, já é o terceiro país no mundo com o maior número de usuários no Instagram.

O aumento do acesso à internet e pulverização dos dispositivos móveis entre as pessoas tem contribuído para todo esse cenário. E a tendência é que só aumente.

Por isso, ter uma estratégia profissional de marketing digital arquitetada com vídeos e fotos de qualidade, para o seu hotel, poderá ser uma vantagem altamente competitiva em meio a tantos outros hotéis que hoje, infelizmente, ainda  trabalham de forma amadora.

 

Conclusão

No momento em que vivemos da história, em plena era da Indústria 4.0, acompanhar o que o mercado consome não é diferencial, é obrigação.

Portanto, ter vídeos e fotos de qualidade nunca serão garantia de que um possível cliente escolherá um hotel, mas o inverso não é verdadeiro. A falta de um material de qualidade certamente será motivo de “não escolha” de um hotel.

Sobretudo, tão importante quanto utilizar os materiais produzidos através do inbound, serão também as ações de outbound para se atingir o cliente de forma inteligente.

E no seu empreendimento, o dinheiro tem ficado na mesa?

 

 

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Guilherme Marçola
Guilherme Marçola
AUTOR

Especialista em Marketing Hoteleiro, fotógrafo e videomaker profissional. Guilherme é entusiasta de tecnologia, apaixonado por turismo, natureza e belas imagens, além de trabalhar com a aceleração de conteúdos de vídeos e fotos na Perfectiva.

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