4 dicas para aumentar as reservas diretas no site do seu hotel

Para que os resultados apareçam, não basta apenas ter um site de hotel adaptado para dispositivos móveis. As reservas diretas via site próprio dependem de muitas outras variáveis.

Belchior Varriano Perfectiva

By Belchior Varriano

17/10/2018

Existem alguns princípios básicos universais que precisam ser seguidos para garantir um bom desempenho para o site próprio do seu hotel.

Neste artigo compartilharemos algumas regras básicas do Marketing Digital Hoteleiro que o seu hotel deve adotar como princípios.

Abordaremos alguns pontos que farão a sua taxa de conversão subir, podendo até mesmo chegar a 100% de melhora.

E qual hotel não deseja ter um site como um foguete de vendas? Pois então, fique ligado neste artigo.

O rankeamento orgânico que faz mágica

Vários estudos já apontaram (e continuam apontando) como o posicionamento nas buscas orgânicas do Google fazem total diferença na geração de resultados online.

Em um desses estudos, que foi publicado pelo site da ProtoFuse, empresa norte-americana especializada em websites, foi apontado que, em média, 90% de cliques são realizados para sites que se encontram na primeira página do Google.

E como se não bastasse já ser extremamente necessário canalizar esforços para estar na primeira página, é preciso buscar as primeiras colocações, pois também foi apontado que 61,5% dos acessos se concentram nos três primeiros colocados dos resultados orgânicos.

Agora reflita: Se o seu hotel não está bem colocado nas buscas, imagine quantas reservas diretas ele perdeu para outros sites melhores colocados – seja de OTAs ou não.

E se o seu hotel tem o costume de realizar investimentos em links patrocinados para alavancar os cliques, saiba que apenas 10% dos cliques se concentram em anúncios pagos. Ou seja, nem sempre realizar altos investimentos no Google AdWords pode ser o melhor negócio.

Para resolver esses desafios, nada melhor do que ter uma equipe dedicada à otimização para os mecanismos de busca (SEO, ou Search Engine Optimization, em inglês).

Design também aumenta reservas diretas

Existem várias maneiras de impactar uma venda, e uma das principais maneiras, quando o assunto são vendas online, é acerca do design.

A parte triste dessa história é que a grande maioria dos sites de hotéis estão em risco e, sem querer assustar demais você, hoteleiro, é provável que o seu site também esteja.

Uma pesquisadora chamada Elizabeth Sillence e sua equipe realizaram um estudo sobre confiança e desconfiança em websites, para a universidade de Northumbria (Newcaslte, UK).

Elizabeth e sua equipe colocaram várias pessoas para visitar diversos sites na internet, e depois de um tempo ela questionava essas pessoas, para que elas dissessem se confiavam ou não confiavam nos sites visitados e o porquê.

O estudo apontou que, quando as pessoas não confiavam nos sites, 94% das vezes a desconfiança estava relacionada a problemas de design. Sim, você leu corretamente! Existe 94% de chances de um novo visitante não confiar em seu site “apenas” pelo seu design.

Não importa se você está no topo do Google e se seu conteúdo é uma obra-prima. Para um visitante novo, o mais importante é a primeira impressão – que está totalmente relacionado a “experiência digital” do cliente.

E essa impressão é muito rápida. Segundo o mesmo estudo, você tem apenas 8 segundos para que o visitante confie no seu site ou tudo estará perdido. Sendo assim, se o seu site for do tipo “poluído” e/ou mal arquitetado, sinto muito, mas você também está deixando dinheiro na mesa.

Marketing Hoteleiro

Conecte-se através do conteúdo

Quando um hóspede acessa o site de um hotel, é preciso impactá-lo, também, através do conteúdo. E quando nos referimos a esse quesito, ele não está relacionado necessariamente ao “volume” de conteúdo.

Conforme já abordamos em nossas redes sociais, o “paradoxo da escolha” pode ser algo decisivo para a realização de uma venda.

Falar de conteúdo de valor para hotéis, sobretudo, está intrinsecamente atribuído à belas fotos e vídeos, boas descrições de quartos e da propriedade, detalhadas informações sobre amenidades, ricas informações do blog, disponibilidade de inventário e tarifas.

Estima-se que fotos e vídeos de qualidade aumentam em até 67% a influência em decisões de compra. (Fonte: jeffbullas.com)

Devemos sempre lembrar que para conseguir a atenção do cliente é algo extremamente desafiador e competitivo, e que perder uma chance de vendas por conta de conteúdos é negligenciar o futuro do seu negócio.

E falar de “conteúdo” pode ser muito mais expressivo do que você imagina. Uma pesquisa divulgada pelo site kapost.com apontou que 61% dos consumidores dizem que se sentem melhor em relação a uma empresa que fornece conteúdo personalizado e têm maior probabilidade de comprar a partir dessa empresa.

Um bom motor de reservas para fechar

Se o cliente já encontrou e acessou o seu site através do Google, confiou no que viu ao navegar e se sentiu atraído pelo conteúdo apresentado, logo você proporcionou uma experiência inicial positiva para o mesmo. Porém, o trabalho online para converter a reserva ainda continua, pois a mesma experiência precisa continuar presente através do motor de reservas (booking engine, em inglês).

O motor nada mais é do que uma extensão do site, é um membro importantíssimo de todo o processo de vendas. Por isso, sem um bom motor, todo o esforço anterior pode ir por água abaixo.

Nós já comentamos lá no Instagram sobre 3 pontos importantes na hora de escolher um bom motor.

Portanto, muito cuidado na hora de selecionar o parceiro ideal. Ter um motor por si só não resolve, ele tem que ser eficaz e capaz de gerar toda a experiência de qualidade.

Conclusão

Quando falamos de vendas diretas através do site próprio do hotel, não estamos falando apenas de vender mais, mas também de vender melhor. Afinal, a experiência do cliente com a marca já se inicia de forma digital, muito antes do check-in. Além disso, existe a real oportunidade de economizar custos de intermediações de reservas, como incentivos e comissionamentos que são cobrados por sites de terceiros (OTAs, por exemplo).

Mas, fica claro aqui que, para realizar um trabalho com êxito e expressividade é necessário estabelecer todo um caminho de estratégias e ações, pois em cada etapa da “buyer journey” é preciso não apenas atender as expectativas do cliente, mas superá-las acima de tudo.

Para ter um site “matador” é preciso ir muito além do que ter uma plataforma adaptada para dispositivos móveis. Pense nisso.

Boas vendas!

Ter um site para vender mais, melhor e mais rápido é uma prioridade para o seu hotel? Entre em contato com o nosso time e conheça nossos serviços de aceleração e produção de sites.

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Belchior Varriano Perfectiva
Belchior Varriano
AUTOR

Hoteleiro há quase uma década, Belchior é administrador, empreendedor serial e especialista em gerar crescimento acelerado e inovação para hotéis, pousadas e resorts. Ele também é entusiasta de tecnologia, startups e literatura.

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