Marketing Digital para hotéis, uma alavanca de receita

Falar de tecnologia é falar de comportamento de consumo. E para se tornar relevante e destacar a sua marca nos tempos atuais, um dos caminhos mais importantes é o do Marketing Digital.

Belchior Varriano Perfectiva

By Belchior Varriano

03/08/2018

A revolução digital está mudando quase tudo, desde a forma como nos relacionamos com pessoas e empresas, até a forma como trabalhamos, consumimos e locomovemos.

E entre as áreas que sofreram mudanças, o Marketing e a Comunicação foram umas das partes mais afetadas.

Portanto, para conquistar o consumidor omnichannel do mundo moderno – o da Indústria 4.0 – é necessário saber, principalmente, se posicionar no ecossistema digital, além de coletar, interpretar e transformar o big data em ações.

Porém, não vá pensando que o Marketing Digital é mágico, pois ele não é. Existe todo um fluxo de cadência, touchpoints, métricas e metodologias que devem ser planejadas e aplicadas, para que se alcance o ROI (Return on Investment, em inglês) tão desejado.

Por isso, neste post abordaremos alguns dos principais pontos – dentre as dezenas que existem – que todo hoteleiro deve conhecer antes de iniciar qualquer trabalho de Marketing Digital.

O que é e qual o objetivo do Marketing Digital Hoteleiro

Mais conhecido popularmente depois dos anos 2000, já tem um bom tempo que o Marketing Digital deixou de ser artigo de luxo e virou peça-chave para muitos hotéis e empresas dos mais variados segmentos alcançarem melhores resultados.

E entender o “porquê” ele é necessário, é fundamental para construir uma jornada de sucesso. Por isso, antes de mais nada, é preciso conhecer o seu significado:

O Marketing Digital Hoteleiro é o conjunto de práticas e esforços que um hotel executa de forma digital para se promover e relacionar. Ele tem como objetivo atrair novos negócios, parcerias, hóspedes e eventos, bem como gerar maior valor agregado, maior penetração no marketshare e uma imagem e reputação mais positiva e humana da marca.

E para alcançar resultados realmente fora da curva, nem sempre é tarefa fácil para muitos hotéis. É preciso conhecer bem o mercado que está inserido, dominar ferramentas tecnológicas, gerir múltiplos canais, ser coerente com as ações, definir uma comunicação inteligente e muito mais.

marketing digital hoteleiro

Os profissionais de marketing de um hotel, após terem o conhecimento necessário em mãos, poderão utilizar diversos caminhos e informações para criar e antecipar experiências consistentes e coordenadas frente aos hóspedes.

Quanto mais profundo for o conhecimento e a percepção sobre o comportamento e as preferências dos clientes, maior será a sua probabilidade de envolvê-los em interações lucrativas.

Por onde começar o trabalho

Pense na última compra importante que você fez. Talvez você tenha comprado um relógio novo, um perfume importado, um carro zero, ou, quem sabe, reservado um quarto de hotel.

Independentemente do que foi, você provavelmente começou pesquisando na internet para saber mais e encontrar as melhores opções. Certo?

E antes de decidir a compra, provavelmente você leu os comentários sobre a empresa e seus serviços/produtos, assistiu algum vídeo de demonstração, apreciou imagens, consultou o tempo de entrega, analisou recursos disponíveis, avaliou benefícios, comparou preços, etc. Tudo de forma digital.

Abaixo temos a imagem do site norte-americano smartinsights.com que criou a metodologia RACE. A imagem ilustra os diferentes momentos de contato entre cliente x empresa.

E para que todos estes touchpoints sejam positivos para uma empresa, é preciso ter um excelente planejamento estratégico.

Pronto. Você acaba de descobrir por onde começar todo o trabalho: pelo planejamento estratégico. O seu hotel precisa saber onde ele está, onde ele quer chegar, o “porquê” ele quer chegar, como ele vai conseguir, em quanto tempo concluirá e quem fará acontecer.

Dessa forma, é preciso definir as buyer personas, estabelecer cronogramas, encontrar bons parceiros, selecionar canais de distribuições, utilizar ferramentas de suportes, mapear formas de exposições, etc.

E somente depois da etapa de planejamento que serão executadas as ações que acelerarão os resultados, tais como: redes sociais, blog, e-mail marketing, vídeo marketing, SEO, mídia paga, automação, comentários em OTAs, entre outras.

Sobretudo, quando estas ações são coordenadas em conjunto com as metodologias certas, como Inbound MarketingAgileDesign Thinking, Marketing de Relacionamento, Design de ExperiênciaCustomer Success, Marketing de Recomendação e Marketing de Conteúdo, por exemplo, os resultados se tornam surpreendentes.

Alguns desafios encontrados pelo caminho

Com a proliferação de canais digitais os consumidores têm utilizado múltiplas plataformas e dispositivos digitais para realizar diferentes ações.

Vale lembrar que, as empresas estão operando uma variedade de interfaces que usam diferentes protocolos, especificações e propósitos.

Resumindo: está ficando cada dia mais desafiador capturar a atenção dos consumidores porque a disputa está acirrada, e a complexidade na execução do trabalho também está aumentando.

Mesmo intensificando a competição os canais digitais têm sido mais poderosos do que as mídias tradicionais, fato que os tornaram uma necessidade básica para todos os negócios de todos os tamanhos e mercados.

Hoje uma pequena empresa pode atingir o mesmo cliente que um grande varejista. Talvez a escala e tempo de exibição sejam menores, mas o cliente final, na maioria das vezes, é o mesmo, assim como o impacto sobre eles.

E uma coisa é certa: existe uma explosão no volume de dados gerados. Os consumidores deixam para trás um enorme rastro de dados. E isso é muito bom. Em contrapartida, também é extremamente desafiador lidar de maneira inteligente com essa montanha de informação.

Por isso, possuir uma equipe interna e/ou um fornecedor dedicado e especializado faz toda a diferença. Caso contrário, o retorno será sempre pequeno ou mediano.

Seja para quando um Executivo de Contas realizar uma reunião junto ao cliente e apresentar o conteúdo em um tablet ou projetor, seja para ações de e-mails ou materiais impressos. Não importa. As imagens sempre farão a diferença nesses e em muitos outros trabalhos.

O Youtube, Instagram e demais mídias sociais, por exemplo, são por natureza excelentes plataformas para se publicar conteúdos estratégicos de vídeos e fotos. O Brasil, inclusive, já é o terceiro país no mundo com o maior número de usuários no Instagram.

O aumento do acesso à internet e pulverização dos dispositivos móveis entre as pessoas tem contribuído para todo esse cenário. E a tendência é que só aumente.

Por isso, ter uma estratégia profissional de marketing digital arquitetada com vídeos e fotos de qualidade, para o seu hotel, poderá ser uma vantagem altamente competitiva em meio a tantos outros hotéis que hoje, infelizmente, ainda  trabalham de forma amadora.

Conclusão

Um dos grandes desejos da maioria dos hotéis é ter um modelo de Marketing Digital que seja escalável, sustentável e previsível.

A audiência na internet é enorme e, mesmo que o início seja embrionário, se o seu hotel realizar um trabalho profissional, certamente ele conquistará uma boa escala e alcançará um público relevante.

E um dos principais benefícios do Marketing Digital é que, mesmo com pouco investimento é possível trabalhar com ações muito efetivas, que vão desde trazer mais visitantes para o site até a convertê-los em hóspedes.

Inclusive, as chances de construir uma autoridade da marca e tornar o seu negócio uma referência no mercado nunca foram tão acessíveis.

Por esse motivo, o Marketing Digital veio para ficar, e ele continuará sendo muito recomendado para hotéis de todos os tipos, principalmente para os que buscam crescer de forma acelerada.

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Belchior Varriano Perfectiva
Belchior Varriano
AUTOR

Hoteleiro há quase uma década, Belchior é administrador, empreendedor serial e especialista em gerar crescimento acelerado e inovação para hotéis, pousadas e resorts. Ele também é entusiasta de tecnologia, startups e literatura.

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