A cultura do seu hotel pode estar matando o seu negócio

Sabemos que nos dias atuais já é mais do que comum ouvir falar sobre a importância da cultura empresarial. Porém, infelizmente, a grande maioria das empresas ainda não levam esse ponto a sério, inclusive muitos empreendimentos hoteleiros.

Mas o que isso significa exatamente “cultura”?

Academicamente falando, “cultura” é uma coleção de valores, crenças, atitudes, comportamentos e relações que são estabelecidas por indivíduos de um mesmo grupo, através das gerações e pelo esforço coletivo.

Ela não abrange apenas aspectos intangíveis, mas também tangíveis do ambiente que as pessoas vivem, influenciando e refletindo as suas características.

Não é de hoje que a cultura faz parte das nossas vidas, é algo que existe desde os primórdios da humanidade. Ela é nata de todo ecossistema social.

Não existem comunidades, países e empresas, por exemplo, sem uma cultura. Todas possuem uma – seja ela admirada ou não.

E é isso que caracteriza toda uma organização. É algo que os colaboradores compartilham entre si ou com os clientes e parceiros.

E embora possa parecer um pouco complexo de caracterizar a cultura, é realmente muito simples de entende-la.

Portanto, fique ligado até o fim deste artigo e descubra como o seu empreendimento pode alcançar patamares muito mais elevados de resultados se possuir uma cultura forte e positiva.

 

Principais benefícios da cultura forte

Há inúmeros benefícios claros em se ter uma cultura corporativa sólida e unificada às operações de uma empresa, mas existem três principais pontos que se destacam. São eles:

Identidade. A cultura contribui para a personalidade e os valores da sua empresa. Por exemplo, se a sua cultura corporativa é aquela que prioriza a orientação a dados, seus funcionários terão maior probabilidade de definir e gerenciar seus próprios dados. É uma boa maneira de estabelecer e manter a direção de seus funcionários. E, sem ela é difícil manter os valores de sua empresa sustentáveis.

Time. Uma cultura empresarial forte repele as pessoas que não possuem fit com ela. Por outro lado, ela atrai os melhores talentos e, mais importante, os retêm. Quando as pessoas têm o “senso de pertencimento” por algo maior em uma empresa, ou seja, se sentem parte importante do negócio, é mais provável que elas permaneçam por mais tempo. Isso significa menor rotatividade, maior engajamento e melhor química entre sua equipe.

Imagem. A cultura corporativa também contribui para a identidade da sua marca. Ela diz muito sobre o “caráter empresarial”. Se você tratar bem os seus funcionários e tiver uma atmosfera corporativa favorável, seus clientes verão você como uma marca generosa e humana. Isso pode ser uma grande vantagem para as vendas e a advocacia da marca pelo cliente.

 

Congruência no manifesto

Para que se estabeleça uma cultura realmente forte é preciso coexistir congruência e verdade nas ações executadas. O manifesto da marca precisa corresponder ao que de fato a empresa acredita.

Por exemplo, se um dos valores de um hotel é a “liberdade”, mas os funcionários acreditarem que serão punidos ou mal interpretados por apontar falhas nas ideias dos superiores, eles não compartilharão o feedback, mesmo que isso seja aceito, em teoria, pela cultura da empresa.

Em contrapartida, os funcionários que acreditam que suas contribuições e feedbacks são realmente valorizados e possuem real importância para o hotel, existirá sempre uma maior probabilidade de satisfação e engajamento do time.

Saiba que escrever um documento com uma declaração de missão, visão e valores é fácil, mas construir uma grande cultura empresarial em seu negócio pode ser uma tarefa para toda a vida.

Portanto, cuide para que o seu empreendimento seja ao melhor estilo “Walk the talk”.

 

[dt_quote type=”pullquote” layout=”left” font_size=”big” animation=”none” size=”1″] De acordo com o relatório da empresa britânica Deloitte, 87% das organizações citam a “cultura” e o “engajamento” como seus principais desafios[/dt_quote]

 

Onde nasce a cultura empresarial

A cultura de uma empresa é amplamente moldada e influenciada pelas crenças iniciais do(s) fundador(es) da organização e/ou dos líderes de níveis estratégicos, como o de CEOs e VPs, por exemplo.

Suas ideias geralmente são levadas adiante mesmo depois de não estarem mais por perto. Mas para que isso ocorra é preciso que todos os times da organização estejam alinhados e conectados com a cultura.

Essas ideias e crenças tendem a ser compartilhadas de forma orgânica em toda a empresa, e geralmente permanecem consistentes ao longo do tempo, mantendo a ideologia empresarial que perpetua como um legado cultural. E é exatamente isso que dá para a empresa uma personalidade única.

Portanto, a qualidade, performance e a visão da empresa dizem muito sobre a sua liderança. Empresas de cultura forte tendem a ter resultados fortes. Empresas de cultura fraca tendem a ter resultados fracos.

 

[dt_quote type=”pullquote” layout=”left” font_size=”big” animation=”none” size=”1″]De acordo com o Global Workforce Study da Towers Watson, a liderança eficaz é um dos principais impulsionadores do engajamento sustentável. [/dt_quote]

 

Em palavras mais simples, isso significa que os funcionários estão mais engajados em executar o melhor de si quando liderados por líderes imponentes positivamente e que possuem coerências nas ações.

Um caso muito conhecido (até clichê) de referência é o da Apple, que foi impulsionada pela visão excêntrica e os valores de Steve Jobs, seu cofundador, que se tornou o rosto da marca atualmente trilionária.

Isso ilustra claramente a importância de ter uma imagem de líderes fortes dentro de uma organização e que, sobretudo, lideram pelo exemplo.

Steve Jobs - Apple

 

[dt_quote type=”blockquote” font_size=”big” animation=”none” background=”plain”]Quer saber mais sobre como estruturar uma cultura forte que gera resultados? Entre em contato com o nosso time de atendimento.[/dt_quote]

 

Conclusão

Enquanto de um lado existem os investidores, CEOs e VPs famintos apenas por lucratividade e resultados – o que não é errado dentro de uma certa perspectiva –, do outro existem os artistas que fazem o show acontecer, que são os colaboradores de níveis táticos e operacionais.

E para fazer um “dream team” entregar uma experiência genuína e memorável para o seu cliente, ou seja, no estado da arte, nunca será possível colocando a lucratividade e resultados em primeiro lugar.

O que move o verdadeiro artista é o amor e paixão pelo que faz, que nunca se aposentam. E quanto maior o amor, maior será o empenho e melhores serão os resultados. A equação é simples.

E um fator determinante para que esse sentimento e motivação nunca se apaguem é, claro, a cultura do seu negócio.

Portanto, não deixe o seu negócio morrer ao longo do tempo, invista sua máxima dedicação em fortalecer a cultura da sua empresa e criar o seu “culture code”. E seja leal ao que estabelecer.

O mundo e as pessoas mudaram, mude também.

Como diria o saudoso pai da gestão moderna, Peter Drucker, “a cultura come estratégia no café da manhã”.

 

 

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